maio 03, 2018maio 3, 2018
(41) 3121-3344 |
doutor@ez.med.br |
Avenida Anita Garibaldi, 850 - Torre 3 - Sala 511 - Cabral - Curitiba - PR
Dicas de Saúde
Doença do Refluxo Gastroesofageano
- Você sabia que o Doença do Refluxo Gastroesofageano pode ocorrer mesmo sem hérnia do hiato e que mesmo assim a cirurgia pode ser indicada quando necessário?
- Você sabia que a tratamento cirúrgico laparoscópico para a Doença do Refluxo Gastroesofageano, ao contrário do tratamento com medicamentos, produz a cura para essa condição?
- Se você é usuário (a) de longa data de medicações indicadas para o tratamento do refluxo e é dependente delas para manter-se sem sintomas, sabia que é um potencial candidato ao tratamento cirúrgico por laparoscopia?
Câncer Colorretal (intestino grosso)
- Você sabia que na região sul do Brasil o câncer colorretal (intestino grosso) é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo feminino e o terceiro mais comum no sexo masculino?
- Você sabia que a colonoscopia pode reduzir a incidência e a mortalidade do câncer colorretal (intestino grosso) de maneira significativa e é o melhor método para isso?
- Se você completou 50 anos, deve iniciar o rastreamento para prevenção do câncer colorretal realizando uma colonoscopia.
- Você sabia que a colonoscopia é um exame realizado sob sedação e que não traz qualquer grau de desconforto? Necessita somente de um preparo intestinal realizado algumas horas antes do procedimento.
- Você sabia que durante a colonoscopia, lesões que antecedem o câncer colorretal podem ser retiradas e tratadas?
- Você sabia que a história familiar de alguns tipos de câncer, entre eles o câncer colorretal, pode influenciar diretamente o seu risco de ter câncer?
Endometriose Intestinal Profunda
- Você sabia que o órgão mais comumente afetado pela endometriose depois dos ovários, trompas e ligamentos do útero é o intestino (cólon e reto)? Essa condição pode ocorrer em até 3 a 37% das mulheres portadoras de endometriose.
- Você sabia que a infertilidade é uma queixa que pode estar relacionada à endometriose profunda e que mesmo o envolvimento isolado do intestino pode afetar a capacidade de se engravidar?
- Você sabia que mulheres em idade reprodutiva que apresentam sintomas intestinais e têm antecedentes de endometriose deveriam investigar o acometimento do intestino pela doença?
- Você sabia que atualmente a abordagem da endometriose intestinal é realizada por cirurgia laparoscópica? O intestino pode ser abordado no mesmo momento em que o ginecologista faz a sua intervenção laparoscópica, havendo portanto, um único procedimento cirúrgico.
Doença Hemorroidária
- Você sabia que o principal sintoma das hemorroidas é o sangramento vivo e não a dor? Entretanto, quando existe sangramento anal é importante que você procure um especialista para que se excluam outras causas de sangramento como por exemplo: pólipos e tumores do intestino; colites.
- Você sabia que atualmente a maioria dos casos de hemorroidas é resolvida com medidas não cirúrgicas? É o caso da ligadura elástica que promove boa resolução dos sintomas sem dor e pode ser realizada em consultório.
- Você sabia que para o tratamento cirúrgico das hemorroidas existem novas técnicas que proporcionam menos dor e desconforto pós-operatórios?